O Arminianismo clássico é uma doutrina teológica que se originou no século XVI e tem suas raízes ligadas ao pastor e teólogo holandês Jacó Arminio (1560-1609). Contrapondo-se ao Calvinismo, o Arminianismo se considerou uma perspectiva alternativa sobre a predestinação, a salvação e o papel da vontade humana no plano divino.
Histórico e Desenvolvimento
O Arminianismo emergiu como uma resposta às doutrinas da predestinação e eleição incondicional defendidas pelos reformadores calvinistas. Jacó Arminio, um estudioso da Universidade de Leiden, começou a questionar essas doutrinas, argumentando que Deus oferece a salvação a todos e que a escolha de aceitá-la ou rejeitá-la depende da vontade humana. Após a morte de Arminio, seus seguidores articularam suas visões em um documento chamado "Remonstrance" (Remonstrância) em 1610, delineando cinco pontos principais que contrastavam com as crenças calvinistas. Esses pontos ficaram conhecidos pelo acrônimo FACTS.
Os Cinco Pontos FACTS
Liberdade Condicional (Free Will): O Arminianismo clássico defende que os seres humanos possuem livre-arbítrio para aceitar ou rejeitar a oferta de salvação divina. A liberdade da vontade humana não é anulada pela soberania de Deus.
Eleição Condicional: Diferentemente do Calvinismo, que sustenta a eleição incondicional de Deus de indivíduos para a salvação, o Arminianismo afirma que Deus elegeu aqueles que Ele previu (por Preciencia) que escolheriam a fé e a salvação.
Expiação Universal (Universal Atonement): Os arminianos acreditam que a expiação de Cristo é universal, ou seja, Jesus morreu para oferecer salvação a toda a humanidade, e não apenas aos eleitos.
Graça Resistível: A graça de Deus, que leva à salvação, pode ser resistida pela vontade humana. As pessoas têm a capacidade de rejeitar a graça divina, mesmo que Deus aguente a todos.
Perseverança dos Santos (Conditional Perseverance): Enquanto o Calvinismo ensina a perseverança incondicional dos eleitos, o Arminianismo clássico acredita que os crentes podem escolher abandonar a fé e perder a salvação, se assim decidirem.
Fundamentos Bíblicos e Alegações
Os arminianos fundamentam seus pontos em várias passagens bíblicas. Por exemplo, eles citam João 3:16 para apoiar a expiação universal e Romanos 10:9 para enfatizar a importância da fé humana na salvação. A liberdade de escolha é defendida com base em passagens como Deuteronômio 30:19, onde Deus diz que coloca diante dos seres humanos a escolha entre vida e morte.
No entanto, os pontos do Arminianismo clássico também foram contestados pelos calvinistas, que acreditam que essas doutrinas comprometem a autoridade divina e minimizam a graça de Deus na salvação.
Irei apresentar e fornecer algumas passagens bíblicas que o Arminianismo clássico usa para fundamentar seus pontos de vista.
1. Liberdade Condicional (Free Will):
Passagens: Deuteronômio 30:19; Josué 24:15; João 7:17
Deuteronômio 30:19 (NVI):
"Os céus e a terra hoje tomam por testemunhas contra vocês de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam."
2. Eleição Condicional (Conditional Election):
Passagens: Mateus 23:37; 1 Timóteo 2:3-4; 2 Pedro 3:9
1 Timóteo 2:3-4 (NVI):
"Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade."
3. Expiação Universal (Universal Atonement):
Passagens: João 3:16; 1 João 2:2; Hebreus 2:9
João 3:16 (NVI):
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."
4. Graça Resistível (Resistible Grace):
Passagens: Atos 7:51; Hebreus 3:15; 1 Tessalonicenses 5:19
Atos 7:51 (NVI):
"Vocês, que receberam a Lei por intermédio de anjos, não a obedeceram."
5. Perseverança dos Santos (Conditional Perseverance):
Passagens: João 15:6; 1 Coríntios 9:27; Hebreus 6:4-6
João 15:6 (NVI):
"Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados."
Lembrando que essas passagens bíblicas podem ser interpretadas de diferentes maneiras, e tanto o Arminianismo quanto outras doutrinas têm suas próprias interpretações das Escrituras, o que pode ser totalmente nocivo a verdadeira interpretação da Palavra de Deus.
A Graça Preveniente
A Graça Preveniente é um conceito fundamental dentro do Arminianismo clássico. Ela se refere à ideia de que Deus, em sua infinita graça, toma a iniciativa de agir na vida das pessoas antes mesmo de elas tomarem qualquer ação em direção a Deus. Essa graça preveniente capacita as pessoas a responderem à oferta de salvação e aceitarem a fé.
A Graça Preveniente é destacada pelo Arminianismo clássico como um aspecto essencial para entender a salvação, pois ela enfatiza que a capacidade humana de escolher Deus é possibilitada pela ação graciosa de Deus. Essa graça não anula a liberdade de escolha humana, mas, em vez disso, torna possível a decisão de aceitar a oferta de salvação.
Passagens como Efésios 2:8 e Filipenses 2:13 são frequentemente citadas em apoio à ideia de Graça Preveniente:
Efésios 2:8 (NVI):
"Porque vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus."
Filipenses 2:13 (NVI):
"Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele."
João 16:7-8 (NVI):
"Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo".
Essas passagens sugerem que tanto a fé quanto a vontade de buscar a Deus são capacitadas pela graça de Deus. A Graça Preveniente ressalta que Deus inicia o processo de salvação, atraindo as pessoas para Si e capacitando-as a responder positivamente a Ele.
No Arminianismo clássico, a Graça Preveniente se combina com a liberdade de escolha humana, a oferta universal de salvação e a responsabilidade individual, formando um quadro abrangente da doutrina da salvação que destaca a cooperação entre a ação divina e a resposta humana.
Conclusão
O Arminianismo clássico desafia a visão calvinista sobre a predestinação, salvação e livre-arbítrio, colocando ênfase na responsabilidade humana e na vontade de Deus de oferecer salvação a todos. Embora ambas as perspectivas tenham sido objeto de debates teológicos ao longo dos séculos, a complexidade do tema continua a enriquecer o diálogo interdenominacional e a busca por uma compreensão mais profunda da vontade divina e do papel humano na fé cristã. Ao nosso ver o Arminianismo clássico é de fato, a doutrina que mais se aproxima daquilo que a Palavra de Deus nos revela acerca da mecânica da salvação daqueles que crêem e irão crer ao serem expostas a pregação do Evangelho.
Diogo J. Soares