O debate entre Arminianismo e Calvinismo tem sido uma questão teológica de longa data dentro do cristianismo. Ambas as doutrinas tratam do tema da salvação e do papel de Deus e do homem nesse processo. Neste artigo, explorarei as principais características dessas duas perspectivas e mostraremos como o Arminianismo se alinha mais estreitamente com o conceito bíblico de salvação.
O Calvinismo e suas Cinco Pontos:
O Calvinismo é baseado e influenciado pelas ideias de João Calvino (1509-1564), teólogo reformador do século XVI. Segundo essa visão, Deus, desde a eternidade, predestinou de forma absoluta e inalterável aqueles que seriam salvos e aqueles que seriam condenados, também conhecida como predestinação incondicional. Essa visão teológica é sintetizada em cinco pontos, conhecidos como os “Cinco Pontos do Calvinismo” ou TULIP, sendo: Depravação Total: A crença de que o ser humano está completamente corrompido pelo pecado e é incapaz de buscar a Deus por vontade própria.Eleição Incondicional: Deus predestina soberanamente aqueles que serão salvos, independentemente das ações ou escolhas do indivíduo.
Expiação Limitada: A obra redentora de Cristo é eficaz apenas para os eleitos, não para toda a humanidade.Graça Irresistível: Aqueles que são eleitos por Deus não podem resistir à Sua graça salvadora.
Perseverança dos Santos: Os eleitos serão preservados por Deus e não podem perder sua salvação.
O Arminianismo e seus Ensinamentos:
O Arminianismo, por outro lado, é baseado nas ideias de Jacó Arminio, (1560-1609), teólogo holandês do século XVI, que defende a crença na predestinação condicional e na liberdade de escolha humana. De acordo com essa perspectiva, Deus, em sua presciência, prevê quem aceitará ou rejeitará o evangelho, e com base nessa previsão, Ele elege aqueles que crerão em Cristo para a salvação. Seus ensinamentos contrastam com o Calvinismo e incluem os seguintes pontos:
Livre-Arbítrio: O ser humano capacitado pela graça preveniente tem a capacidade de escolher aceitar ou rejeitar a salvação oferecida por Deus.
Eleição Condicional: Deus, em Sua presciência, elege aqueles que, pela fé, responderão à Sua oferta de salvação.
Expiação Universal: A obra redentora de Cristo é suficiente para toda a humanidade, e a salvação está disponível para todos.
Graça Preveniente: Deus concede Sua graça a todos, capacitando-os a responder positivamente à oferta de salvação.
Possibilidade de Apostasia: Embora os crentes genuínos sejam salvos, é possível cair da graça e perder a salvação se rejeitarem a fé.
Refutando Equívocos do Calvinismo com Citações Bíblicas:
Embora o Calvinismo tenha sido influente na teologia cristã e reformada, alguns de seus pontos enfrentam desafios à luz das Escrituras.
a) Expiação Limitada: A Bíblia enfatiza a universalidade da oferta de salvação. Por exemplo, 1 Timóteo 2:4 diz: “Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”.
b) Graça Irresistível: As Escrituras mostram que as pessoas podem resistir à graça de Deus. Em Atos 7:51, Estêvão diz: “Vocês sempre resistem ao Espírito Santo”. Como podemos observar o Calvinismo carece de mais fundamentação bíblica e pode inclusive trazer distorções e conclusões precipitadas em relação a Natureza de Deus, como também desconsiderar a responsabilidade humana; abaixo apresento mais algumas razões:
Distorção da Natureza de Deus: O conceito de predestinação incondicional pode levar a uma visão distorcida da natureza amorosa e justa de Deus. A ideia de Deus escolhendo seletivamente quem será salvo pode ser interpretada como uma violação de Sua natureza compassiva e desejo genuíno de que todos sejam salvos (1 Timóteo 2:4).
Responsabilidade Humana Reduzida: O Calvinismo pode levar alguns a questionarem a verdadeira responsabilidade humana diante de Deus. Se a salvação já está predestinada, alguns podem pensar que suas escolhas e ações não importam. No entanto, a Bíblia enfatiza a importância da escolha e da fé humana no processo de salvação (Atos 16:31, Romanos 10:9).
Determinismo Extremo: A doutrina da predestinação incondicional pode ser vista como uma forma de determinismo extremo e fatalista, sugerindo que os seres humanos são meros jogados do plano divino. Isso pode levantar questões éticas e teológicas sobre o livre arbítrio e a justiça de Deus.
Limitação da Expiação de Cristo: Ouvidos calvinistas defendem que a expiação de Cristo é limitada apenas aos eleitos, o que poderia reduzir a universalidade da oferta de salvação presente na mensagem do Evangelho (João 3:16, 1 João 2:2).
O Arminianismo e o Conceito Bíblico de Salvação:
O Arminianismo enfatiza o livre-arbítrio ou arbítrio liberto pela graça e a responsabilidade humana na busca da salvação, harmonizando-se melhor com várias passagens bíblicas que falam do convite de Deus a todas as pessoas para a salvação. Além disso, a possibilidade de apostasia mostra a importância contínua da fé e obediência para a preservação da salvação.
Conclusão: Embora o debate entre Arminianismo e Calvinismo continue a gerar discussões teológicas profundas, é essencial abordar essas questões com base nas Escrituras. O Arminianismo se aproxima mais do conceito bíblico de salvação, enfatizando o convite universal de Deus a todos os seres humanos, o livre-arbítrio e a possibilidade de apostasia. Independentemente das diferenças, é importante lembrar que o cerne da salvação está em Cristo e em Seu sacrifício redentor por toda a humanidade.
Diogo J. Soares