Israel no Plano da Redenção e a Escatologia Bíblica




Israel, a nação que surgiu a partir do patriarca Abraão, ocupa um lugar central no plano de redenção de Deus e na escatologia bíblica. Desde as promessas feitas a Abraão até as profecias de um futuro glorioso, Israel é um componente crucial na narrativa bíblica da salvação. Neste artigo de maneira breve abordaremos  a importância de Israel no plano da redenção, o papel da nação como o "relógio escatológico" de Deus e como a salvação de Israel é prevista nas Escrituras, particularmente em Romanos 11.

Israel e o Plano da Redenção

Desde o início, Israel foi escolhido por Deus para ser um canal de bênçãos para todas as nações. Em Gênesis 12:3, Deus promete a Abraão: "Em ti serão benditas todas as famílias da terra". Este versículo estabelece Israel como a nação através da qual a redenção divina se manifestaria ao mundo. Israel recebeu a Lei, os Profetas e, eventualmente, o Messias – Jesus Cristo, que é a culminação e cumprimento da promessa de redenção.

Os eventos centrais da redenção – a encarnação, morte e ressurreição de Jesus – ocorreram em Israel. Jesus, sendo judeu, ministrou principalmente entre o povo de Israel, e seus primeiros seguidores eram judeus. A Igreja primitiva, embora tenha se expandido para incluir gentios, começou com judeus que reconheceram Jesus como o Messias prometido.

Israel como o Relógio Escatológico de Deus

A história de Israel é frequentemente vista como um indicador do plano divino ao longo dos tempos. Muitos teólogos e estudiosos bíblicos consideram Israel como o "relógio escatológico" de Deus, uma metáfora que sugere que os eventos relacionados a Israel são marcadores de tempos e estações no plano profético de Deus.

A restauração moderna do Estado de Israel em 1948 é frequentemente citada como um cumprimento de profecias bíblicas, especialmente aquelas encontradas nos livros dos Profetas (por exemplo, Ezequiel 36-37). A existência contínua de Israel e os eventos históricos significativos envolvendo a nação são vistos por muitos como sinais do progresso do plano escatológico de Deus.

A Salvação Futura de Israel em Romanos 11

O capítulo 11 de Romanos oferece uma visão detalhada do futuro de Israel no plano de Deus. Paulo, ao escrever aos Romanos, aborda a questão da incredulidade de Israel e assegura que Deus não rejeitou seu povo. Romanos 11:1-2 diz: "Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De modo nenhum! Eu também sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que de antemão conheceu."

Paulo prossegue explicando que, embora a maioria dos judeus tenha rejeitado Jesus como o Messias, essa rejeição não é definitiva. Ele usa a metáfora da oliveira para ilustrar a relação entre Israel e os gentios. Os ramos naturais (Israel) foram cortados devido à incredulidade, e os ramos de oliveira brava (gentios) foram enxertados. No entanto, Paulo adverte os gentios a não se orgulharem, pois Deus é capaz de enxertar novamente os ramos naturais se eles não permanecerem na incredulidade.

A promessa da salvação futura de Israel é explicitada em Romanos 11:25-26: "Não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não sejais presumidos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: 'Virá de Sião o Libertador, que desviará de Jacó a impiedade."

É crucial notar que Paulo enfatiza que a salvação de Israel não será por mérito próprio, mas pela fé em Jesus como o Messias. Israel, como nação, reconhecerá Jesus como o Cristo prometido, e será restaurado e salvo. Assim, Israel se unirá ao corpo de Cristo, a Igreja, composta por todos os que creem em Jesus, tanto judeus quanto gentios, se cumprindo então a profecia veterotestamentaria de Zacarias 12:10-12, acerca da restauração futura de Israel.

Considerações finais

Israel desempenha um papel indispensável no plano de redenção de Deus. A história, as promessas e as profecias associadas a esta nação são fundamentais para compreender a narrativa bíblica da salvação. Além disso, a nação de Israel serve como um indicador profético, marcando os tempos e estações no plano escatológico de Deus. Conforme o apóstolo Paulo escreve em Romanos 11, a rejeição temporária de Israel será seguida por uma futura restauração e salvação através da fé em Jesus como o Messias. Esta redenção reafirma a fidelidade de Deus às Suas promessas e destaca o papel central de Israel na redenção de toda a humanidade, unindo-os à Igreja como um todo.

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Referências

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

MERRILL, Eugene H. (Ed.). Teologia do Antigo Testamento: Uma Abordagem Exegética e Teológica. São Paulo: Vida Nova, 2001. p. 233-256.

WRIGHT, N.T. The Future of Israel According to Romans 11. Journal of Biblical Literature, Atlanta, v. 112, n. 1, p. 89-106, 1993.

WELLUM, Stephen; PARKER, Brant. Aliancismo Progressivo: Traçando uma via entre o Dispensacionalismo e o Aliancismo. São Paulo: Edit. Dois Dedos de Teologia, 2021.

         Diogo J. Soares


DIOGO J. SOARES

Doutor (Ph.D.) em Novo Testamento pelo Seminário Bíblico de São Paulo/SP (FETSB); Mestre (M.A.) em Teologia e Estudos Bíblicos pela Faculdade Teológica Integrada e graduado (Th.B.) pelo Seminário Unido do Rio de Janeiro. Possuí Especialização em Ciências Bíblicas e Interpretação pelo Seminário Teológico Filadelfia/PR (SETEFI). Bacharel (B.A.) em História Antiga, Social e Comparada pela Universidade de Uberaba (UNIUBE/MG). É teólogo, biblista, historiador e apologista cristão.

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